Conheça o Hino da Independência e os símbolos oficiais da República

Uso da Bandeira Nacional, do Hino Nacional, do Brasão da República e do Selo Nacional é regulado por lei

Brasil possui dois hinos que exaltam alguns dos principais momentos da história e três símbolos nacionais que representam toda uma nação. Conhece a história por trás deles? Confira abaixo:

Hino da Independência

Escrita por Evaristo da Veiga em 16 de agosto de 1822, a canção recebeu o nome de Hino Constitucional Brasiliense e tinha melodia do maestro lusitano Marcos Portugal. Após 7 de setembro, no entanto, adotou-se outra, criada por Dom Pedro I. Um novo nome também foi adotado, e assim surgiu o Hino da Independência.

A canção foi esquecida aos poucos, em especial após Dom Pedro I abdicar do trono, em 1831. Foi só no século seguinte, na chamada Era Vargas, que a composição foi resgatada por uma comissão criada com o objetivo de estabelecer os hinos brasileiros. A versão de Dom Pedro I foi escolhida como o Hino da Independência oficial, por ser mais simples que a do maestro Marcos Portugal.

Ouça e confira a letra do Hino da Independência e outros hinos brasileiros

Hino Nacional

Oficializado em 1922, no primeiro centenário da Independência, a composição musical do hino surgiu mais de 30 anos antes: o maestro Francisco Manuel da Silva, responsável pela obra, criou a melodia em 1890. Neste meio tempo, não havia um consenso de qual era a letra oficial. Então, o hino era cantado com diferentes letras, até a adoção definitiva daquela cantada até hoje, escrita por Osório Duque Estrada.

O hino nacional conta a história da proclamação da independência, exalta as belezas naturais do País, a força e a coragem do povo brasileiro. Com frases escritas na ordem indireta e de forma rebuscada, a letra reflete os movimentos artísticos e literários da época. Por um lado, tem a celebração da natureza pelo olhar do romantismo; por outro, a gramática extremamente elaborada ressalta o parnasianismo.

Ouça aqui o Hino Nacional

Bandeira Nacional

Inspirada e com muitas semelhanças com a bandeira símbolo do Brasil Império, a Bandeira Nacional, criada em 1889, é tão antiga quanto a própria República. O desenho antigo, de autoria do francês Jean-Baptiste Debret, foi substituído por aquele que conhecemos atualmente, projetado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos; e com desenho de Décio Vilares.

Além do verde e amarelo herdado da bandeira antiga, foi acrescentada uma esfera celeste azul, com 27 estrelas que correspondem ao aspecto do céu no Rio de Janeiro às 20h30 de 15 de novembro de 1889 (local e data da proclamação da República) e representam o Distrito Federal e os 26 estados. A estrela solitária sobre a faixa branca de “Ordem e Progresso" representa o estado do Pará, que ficava mais ao norte quando a bandeira foi criada (Amapá e Roraima só surgiram depois).

Baixe a imagem da bandeira em alta resolução

Bandeira do Brasil CDR

Bandeira do Brasil EPS

Bandeira do Brasil JPG

Brasão da República

Em qualquer prédio da administração pública, seja na esfera federal, estadual ou municipal, o cidadão encontra a figura do Brasão de Armas do Brasil. De uso do brasão obrigatório pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas, também é encontrado nos quartéis militares e policiais.

Criado no governo do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, e desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, o escudo azul-celeste é apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, disposta na forma da constelação Cruzeiro do Sul, com uma espada em riste. Ao redor, há uma coroa formada por um ramo de café frutificado e um ramo de fumo florido, sobre um resplendor de ouro. Duas faixas trazem as inscrições: República Federativa do Brasil; e 15 de novembro de 1889 (data da proclamação da República).

Baixe a imagem do Brasão da República em alta resolução

Armas da República JPG 732 Kb

Armas da República JPG P&B 303 Kb

Armas da República GIF 951Kb

Armas da República CDR 110.5 Kb

Armas da República EPS 2.9 Mb


 

 

Selo Nacional

Baseado na esfera da bandeira nacional, o Selo Nacional do Brasil possui um círculo com os dizeres “República Federativa do Brasil”. É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

Baixe a imagem do Selo Nacional em alta resolução

Selo Nacional JPG 407 Kb

 

Selo Nacional GIF 43 Kb

 

Selo Nacional CDR 28.7 Kb

 

Selo Nacional EPS 5.2 Mb

 

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Planalto, da NBR, da UFMG e do Ministério da Educação